quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Yamandu Costa um Violonista como poucos

O Brasil sempre foi um país rico em seu cenário musical em todos os estilos sempre influenciando músicos do mundo inteiro.
São inúmeros cantores e bandas tupiniquins que aterrissam em solos estrangeiros.
Não é de hoje que nomes como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Angra, Sepultura entre tantos outros músicos brasileiros que tem um publico fiel fora do Brasil, e um violonista que apareceu como mais um forte representante da boa musica brasileira é Yamandu Custa. Particularmente ele pra mim é estourado o melhor violonista que já conheci nos últimos anos.




Biografia

Nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, ele começou a procurar por outros brasileiros, tais como: Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro.
Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, o jovem Yamandu confirma e merece todos os elogios que recebe quando toca seu violão. Sozinho no palco, é capaz de levantar em êxtase platéias das mais especializadas e de emocionar o grande publico aos mais apurados ouvidos.
Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que ele toca e revela uma profunda intimidade com seu instrumento. Todo reconhecimento que recebe é apenas um reflexo do que ele leva ao seu público, recriando a magia da música em seu toque, passando pelo seu corpo e transformando-se quase milagrosamente. Yamandu toca choro, bossa nova e tudo, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Um violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical ele é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas.Yamandu faz jus ao significado de seu belo nome “o precursor das águas”.


Bio Yamandu Costa wab site
Texto M. Atilio Nora

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru